domingo, 28 de dezembro de 2008

Neuronios


A Rede de Neuronios e como ela funciona




Neuronio e a celula do Sistema Nervoso responsavel pela conducaão do impulso nervoso. Ha cerca de bilhoes de neuronios no sistema nervoso humano. O neuronio e constituido pelas seguintes partes: corpo celular (onde se encontra o nucleo celular), dendritos, axonio e telodentro.


O neurônio pode ser considerado a unidade basica da estrutura do cerebro e do sistema nervoso. A membrana exterior de um neuronio toma a forma de varios ramos extensos chamados dendritos, que recebem sinais electricos de outros neuronios, e de uma estrutura a que se chama um axonio que envia sinais eletricos a outros neuronios. O espaco entre a dendrite de um neuronio e o axonio de outro e o que se chama uma sinapse: os sinais sao transportados atraves das sinapses por uma variedade de substancias quimicas chamadas neurotransmissores. O cortex cerebral e um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neuronios densamente interligados tal que nenhum neuronio está a mais do que algumas sinapses de distancia de qualquer outro neuronio.










Os neuronios recebem continuamente impulsos nas sinapses das suas dendrites vindos de milhares de outras celulas. Os impulsos geram ondas de corrente eletrica (excitatoria ou inibitoria; cada uma num sentido diferente) atraves do corpo da celula ate a uma zona chamada a zona de disparo, no comeco do axonio. E ai que as correntes atravessam a membrana celular para o espaco extracelular e que a diferenca de voltagem que se forma na membrana determina se o neuronio dispara ou nao.

Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neur%C3%B3nio

Nenhum comentário: